
A Agência Europeia do Ambiente (AEA), preparou um relatório que analisa a forma como cada membro da União Europeia gere os resíduos gerados no seu território. A verdade é que os resultados desta análise não são muito animadoras. E é que a economia europeia consome uma grande quantidade de recursos de todos os tipos, e faz também a geração de resíduos. Para cada cidadão europeu gerou cerca de quatro toneladas de resíduos por ano. E é apenas no mercado doméstico, europeu 520 quilos de resíduos gerados.
É claro que o problema subjacente não é lixo, mas a economia subjacente a estes dados, uma economia baseada no consumo, que é responsável que há muito lixo assim.
Nós precisamos de uma reciclagem mais eficiente, já que isso beneficiará a todos nós. Assim, a melhoria da gestão dos resíduos urbanos, produziu uma diminuição na emissão de gases de efeito estufa. Também reduz o impacto ambiental produzido pela urbanas de grandes aterros.
Por outro lado, é mais benéfico para o ambiente de reutilização de reciclar. Como um exemplo, nós compramos uma garrafa de água numa garrafa de vidro, nós bebemos o conteúdo e jogue-o no recipiente adequado para ser reciclado. Os custos de reciclagem de vidro são muito elevados. Em contraste, se devolver o recipiente para o armazenamento, o que devolvê-lo à empresa, que simplesmente higienização do frasco pode ser reutilizada.
Jacqueline McGlade, Directora Executiva da AEA, indicada no referido relatório para os países membros da União Europeia estão a enfrentar a perda de recursos causada pela eliminação, especialmente quando os resíduos podem ser utilizados como um recurso eficiente e econômica. ”

Latas, aerossóis, geladeiras, carros … Todos estes pacotes e produtos são fabricados em aço. A reciclagem reduz o uso de matérias-primas e energia, bem como a emissão de gases com efeito de mudança climática. Além de economizar dinheiro, o ambiente também se beneficia. O fato é que cada vez mais explorar este tipo de resíduos mais, mas você ainda pode alcançar taxas de reciclagem mais elevadas. Os consumidores têm a chave para alcançar este objectivo.
A adequada reciclagem do aço é essencial porque é o metal mais amplamente utilizado no mundo, em sectores tão importantes como a construção, eletrodomésticos e automóveis. O uso de aço reciclado no seu processo de fabrico reduz o consumo de energia em 70% e evita a extracção de novas matérias-primas (ferro e carvão). Para cada tonelada de aço utilizado é reciclado, economiza uma tonelada e meia de minério de ferro e 500 kg de carvão, o combustível utilizado no fabrico deste metal. Da mesma forma, o uso da água, recurso natural outra é cada vez mais escassos, é reduzido em 40%.
Emissões de dióxido de carbono (CO2), gás de efeito estufa relacionado ao aquecimento global, também menor, se o metal utilizado é utilizada: para cada embalagem de aço reciclado economiza vezes e meia o seu peso em CO2. Por todas estas razões, a prática da reciclagem do aço tem crescido consideravelmente nos últimos anos. As siderúrgicas estão cada vez mais conscientes desta situação e exploram tudo que podem.
Os cidadãos podem reciclar as embalagens de aço por depositá-lo em amarelo, para recipientes de metal, plástico ou composto. Tenha em mente que quase todas as embalagens são feitas de aço.

As lâmpadas são ideais para proteger o meio ambiente eo bolso dos consumidores. Nos próximos anos, tudo o que substitua o mais energia gasta. No mercado estão cada vez mais variedade, os mais recomendados são: lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) e gravador de halogéneo. Estes modelos utilizam menos energia e duram mais que as convencionais.
Lâmpadas fluorescentes compactas funcionam de modo semelhante aos tubos fluorescentes, mas fabricados em equipamentos instalados, permitem que ele seja substituído por lâmpadas incandescentes. Eles também trazem cinco a dez vezes mais fluxo luminoso. Por outro lado, encontramos lâmpadas LED (diodos emissores de luz) também irá gerar menos energia e maior vida útil (50.000 horas).
O brilho é um elemento chave que deve ser indicado na embalagem da lâmpada. Se você quiser substituir uma convencional de 60 W, seria melhor escolher as lâmpadas fluorescentes compactas de 15 W. Lembre-se que os custos de uma fluorescente compacta de entre cinco e dez vezes mais do que incandescente. A vida destas lâmpadas duram cerca de 10 mil horas.
Estas lâmpadas têm um impacto ambiental mínimo de mercúrio, um material tóxico altamente poluente. Portanto, não podem ser mantidas em recipientes regulares, mas são coletados e reciclados de forma seletiva. Os consumidores são encorajados a entregar as unidades de elenco em locais de comercialização.

Há ainda concordar com o que se chama bio, antes de iniciar um novo regulamento para o tratamento destes é que em muitos países, acabam em aterros ou incineradoras, enquanto outros estados para jogar e reutilização. O tratamento dos bio-resíduos é uma questão chave para garantir que todos acabam rodeado por lixo, é frações orgânicas que não incluem o papel e permitir a reciclagem.
O tratamento biológico de biobasuras (restos de comida, poda, jardinagem, resíduos orgânicos, resíduos biodegradáveis provenientes da indústria alimentar) permitir que a eletricidade padronizado e composto, se elas são exploradas, que contribuem para a poupança de matérias-primas e da luta contra a as alterações climáticas. Falta correspondem a determinados critérios de reciclagem problemas para estes produtos desde a coleta até o tratamento para reduzir os riscos de má gestão e minimizar os seus efeitos sobre o solo ou a água em si.
Países como Áustria, Suécia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Itália recolha selectiva de resíduos biodegradáveis generalizada, mas muitos ainda desconhecem o que fazer com esses materiais. Todos os especialistas sublinham a importância da recolha de resíduos para as alterações climáticas, como a reutilização desses materiais reduz sua presença em aterros, onde produzem metano, muito mais prejudicial que o CO2.

O mar está se tornando um grande recipiente de lixo nas quais os resíduos são misturados todos os tipos, muitos deles de plástico. O crescente volume de poluentes descarregados no mar constitui uma séria ameaça para a sobrevivência dos peixes, o seu crescimento e poder, o que poderia prejudicar a cadeia alimentar.
Garrafas ou sacolas devem ser recicladas no oceano são grandes ilhas de lixo que causam danos ao ecossistema marinho. O principal problema é que esses plásticos levará muitos anos para se decompor e, como eles fazem, eles são pequenas partículas de plástico que são misturadas com o zooplâncton, de modo que os peixes comem, em muitos casos causando a morte. Outra preocupação é saber se estes plásticos incorporar ou são revestidos com outros produtos químicos tóxicos.
vertidos mar 2 Vertidos de basura y plástico en el mar
Onde é que este desperdício? Estima-se que 20% vem do lixo descartado por navios e outros custos. Em todo o planeta produz 100 milhões de toneladas de plástico por ano e cerca de 10% deles acabam no mar. As únicas soluções são a recolha e limpeza, mas de nada servirá se continuarmos jogando todo o lixo no mar.

Todos os cidadãos espanhóis gerou uma média de 600 kg de resíduos por ano, produtos que podem ser utilizados nos ciclos de produção através de um tratamento adequado. Cerca de 70% do lixo vai para aterros sanitários e apenas uma fração passaram por um processo de reciclagem.
A matéria orgânica: Tenha em mente que quase 90% dos resíduos que ocorre em uma casa é composto de resíduos orgânicos e embalagens de alimentos. Estima-se queda em casa dois quilos de alimentos por pessoa por dia. Em muitos casos, esses alimentos têm precisava de um processo de transporte e embalagem que tem consumido muito da energia, por essa razão é a proximidade comprar orgânicos.
Plástica: A maioria vem de utilização única e recipientes de todos os tipos de envoltórios e embalagem. Tenha em mente que todos os plásticos são feitos a partir do petróleo, o consumo de plásticos, portanto, contribui para o esgotamento de um recurso não renovável. Os plásticos são lentos para degradar e se você optar por incineração, emitido para a atmosfera gases altamente poluentes, além de CO2 e são muito perigosas para a saúde eo meio ambiente. reciclagem de plásticos é complexa porque exige uma separação dos diferentes tipos de plástico o que dificulta o processo.
Papel e papelão: Para produzir uma tonelada de papel requer 12-16 árvores de médio porte, 50 mil litros de água e 300 litros de óleo. Em Espanha são reciclados a cada ano mais de dois milhões e meio de toneladas de papel, mas uma quantidade similar é enviado para aterros ou incineradoras. A crescente demanda de papel cada vez mais necessário recorrer à polpa, causando mais poluição associados com a indústria de papel, com o aumento do desmatamento e cultivo de espécies de crescimento rápido como o eucalipto e pinus, em detrimento de árvores nativas.
Vidro: um material 100% reciclável, por sua natureza é o pacote ideal para quase qualquer tipo de comida ou bebida, no entanto, está gradualmente a ser substituída por outros tipos de embalagens como plástico e espirais. Para cada garrafa, que é reciclado poupa a energia necessária para ter uma TV por três horas. Os recipientes de vidro pode ser reutilizada várias vezes antes de ser reciclado.
Dicas para economizar papel no escritório e em casa
• Reutilização dos lados em branco de documentos em papel, para tomar notas, imprimir documentos de projecto, etc
• Cópia e impressão em ambos os lados da folha.
• Revise o texto num processador de texto antes da impressão, uma boa opção é passar o corretor ortográfico.
• Reutilizar envelopes utilizados para despachos internos.
• Use giz ou marcador placas em vez de usar as recargas de papel.
• As redes de comunicação interna (intranet) e e-mail, fácil de enviar e receber informações, documentos e comunicações, sem o uso de papel. Existem algumas empresas que usam qualquer papel, mesmo tendo um grande volume de gestão administrativa.
Dicas para fazer uma compra mais ecológicos e sustentáveis
• Sempre que possível, optar por produtos que não são acompanhadas por embalagens supérfluas ou embalados.
• Escolha produtos formato familiar para evitar o desperdício de embalagens.
• Modere o uso de papel alumínio e filme plástico.
• Rejeitar os sacos de plástico não precisa, utilizando sempre que possível, o saco ou carrinho de compras.
• Escolha sempre um recipiente de vidro, em vez de um metal e um papel antes de uma de plástico.
• Sempre consultar com autoridades municipais para saber onde depositar os materiais tóxicos consumidos no domicílio, tais como baterias, tintas e solventes, medicamentos, aerossóis, tintas de impressora, etc e não jogar todo o saco no lixo.
• Adquirir novos hábitos de compra, reduzir o desperdício e fazer a separação selectiva dos diferentes tipos de resíduos.
Grandes cadeias de distribuição e supermercados têm sido rápidos a vender a sua marca com o selo de orgânicos. A publicidade televisiva, sacos biodegradáveis não se pergunta se ainda algumas moedas de um centavo na conta caixa, e vende sacos reutilizáveis e caixas de papelão para fazer a compra. O cliente vai embora feliz, porque é mais verde e ecológica do que quando entrou.

No peso total de resíduos todos os dias levamos o recipiente cerca de metade dos resíduos (47,7%) são plásticos (14%), seguido por latas (11,7%) e papel ou cartão (20%) e a maioria deles responde a embalagem dos produtos que qualquer um poderia usar outra forma, ou cuja embalagem pode ser reutilizada. Tanto o processo de produção desses recipientes e produtos, o próprio processo de transformação de um material de resíduos para reutilização (reciclagem) representa um custo enorme de energia para cada consumidor pode ser minimizado a partir da atitude diária da compra, casa, escritório ou utilizações de produtos.
O primeiro passo da nossa ajuda diária para conservar o meio ambiente como podemos na separação do lixo em nossa própria casa. Desta forma, facilitar a posterior deposição em contentores que coletam materiais recicláveis.
O que podemos reciclar?
Resíduos orgânicos são depositados nos contentores ao normal. Este resíduo pode ser usado para fazer compostagem, um fertilizante agrícola, semelhante a uma floresta de húmus para enriquecer o solo e permite a absorção de nutrientes pelas plantas.
recipientes de vidro são colocados no “iglu” verde e pode ser reciclado, mais uma vez, fazer novas embalagens. No entanto, o processo de desenvolvimento desses novos pacotes, mas minimiza a matéria-prima utilizada, ela ainda usa a energia extra. Assim, é correcta reutilização de recipientes de vidro, ou seja, para devolver o “capacete” usado no mesmo estabelecimento ou no supermercado onde compramos, como fez anos atrás.
Os recipientes de plástico e metal (latas principalmente), pode ser colocado em recipientes amarelos. Os recipientes com sacos plásticos reciclados podem ser fabricados, mobiliário urbano, sinalização e até mesmo caixas de detergente. Por seu turno, as latas podem ser reciclados e 100%, incluindo a chapa usada para abrir e sofreu uma mudança necessária para apoiar a reciclagem. Nós também podemos reciclar papel e papelão. Se nós depositamos o nosso papel resíduos nos contentores azuis podem ajudar a salvar o desmatamento da floresta. A posterior utilização do papel reciclado é um dos mais antigos processos de transformação de material utilizado. A maioria pode ser de papel reciclado (papel de embrulho, caixas de biscoitos, caixas de eletrodomésticos, as contas, os jornais velhos ,..). Excetuando-se apenas algum tipo de papel usado nos escritórios e papel autocopiativo, adesivo ou papel térmico do fax.
As baterias são uma influência altamente negativa sobre poluentes no meio ambiente vem desde os materiais utilizados. Os mais perigosos são o botão, porque um deles pode poluir até 600.000 litros de água potável. Por isso, é importante depósito de contentores que se encontram em algumas lojas.
Reduzir
A reciclagem de embalagens e produtos que são inúteis para nos ajudar a minimizar o uso dos recursos. Mas também podemos contribuir para um ambiente limpo e equilibrado em nossa loja se reduzir a quantidade de embalagens e acondicionamento. Em geral, as embalagens de papelão, papel e vidro são menos prejudiciais, pois tanto a sua produção e reciclagem. Podemos também minimizar a quantidade de lixo que produzimos, se optar por comprar pacotes de família de produtos de limpeza ou de alimentos. Ao fazer a compra de produtos, embalagem de produtos frescos e têm menos massa. É verdade que o ritmo da vida de hoje exige fast food, enlatados ou engarrafados. Podemos escolher aqueles cuja base é mais fácil de reciclar ou reutilizar mais tarde. Em relação à limpeza, nós encontramos os remédios naturais como o vinagre, que serve como esfregonas, detergentes, fixador da cor na lã e desengordurante. O amaciante em excesso na máquina de lavar não só pode danificar a carcaça, mas é um dos mais marcantes contra o meio ambiente. E em vez de purificadores de ar, pode substituir vaporizadores ervas ou óleos essenciais.
Reutilização
Isto significa que podemos capitalizar sobre uma dupla utilização de bens adquiridos. Vale a pena optar por bens duráveis, em comparação com os de “descartáveis”. Então, frascos de vidro, caixas de papelão, garrafas ou pode ser usado várias vezes em casa.
Reciclar
A reciclagem é a última etapa. Após a compra, inteligente e um uso consciente dos produtos, nós reciclamos tudo o que não vai usar. Para o processo de reciclagem de um bom resultado deve ser separado do lixo e depositar em recipientes adequados e identificados por cores diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário