Mais empresas com programa de sustentabilidade

De acordo com um estudo realizado pela consultoria KPMG encomendou a Economist Intelligence Unit, 62% das empresas a nível mundial com um programa de sustentabilidade, enquanto 38% não têm planos para relatar o seu desempenho nesta área . A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro de 2010 e entrevistou membros de 378 grandes e médias empresas de 61 países.
O relatório, intitulado “Sustentabilidade Empresarial 2010″, conclui também que 11% das empresas estão a desenvolver um programa de sustentabilidade. Estes dados confirmam uma mudança de tendência nas empresas em relação à busca de práticas sustentáveis.
As razões para adotar tais programas são variados. A principal delas é a pressão das agências reguladoras, bem como preocupação com o fortalecimento da marca e os possíveis danos à sua reputação. Em outras palavras, nada a ver com um verdadeiro respeito pelo ambiente. Em vez disso, as empresas buscam benefícios práticos e econômicos.
61% dos que já têm estratégia de sustentabilidade empresarial reconhece que, após o investimento necessário para implementar esses programas, os benefícios finais superam as desvantagens. Além disso, a percentagem aumenta no caso de grandes empresas (aquelas com rendas superiores a 4000 milhões de euros).
Os benefícios incluem reduções significativas nos custos de energia, um melhor relacionamento com clientes e fornecedores ou o uso mais eficiente dos recursos, especialmente água. 40% dos entrevistados disseram que a adoção dessas práticas sustentáveis tem estimulado a inovação em suas empresas, o que levou a novas linhas de produtos e incentivou a abertura de novos mercados.
Uma vez implementado um programa de sustentabilidade da empresa, os benefícios comerciais são óbvias e tangíveis, para que as mudanças adquiridas entidade e programa a partir de uma obrigação imposta de fora para um valor em si mesmo. Mas a mentalidade corporativa não mudou que deveria ser. 38% dos entrevistados não acho que você precisa relatório sobre a sustentabilidade. Entre as razões para esse comportamento, há ceticismo entre as partes interessadas. No entanto, a sustentabilidade cria valor para a empresa. Claro que, para muitos investidores e business-minded, eles vêem que o valor não serem tangíveis.
Mais uma vez, vemos que as empresas respeitem o meio ambiente para o lucro e marketing envolvido, mas mesmo assim, devemos agradecer-lhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário