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2 de janeiro de 2013

10 DICAS PARA SER MAIS SUSTENTÁVEL EM 2013

 
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O período de final de ano costuma ser um momento de reavaliar nossas ações e traçar metas para tornar o próximo ano melhor do que aquele que está indo embora. "No próximo ano vou estudar mais", "no próximo ano vou ganhar mais", e por aí vai.
A cada nova temporada se inicia um novo ciclo em que muitas atitudes podem e devem ser feitas para proteger o nosso planeta. Que tal aproveitar um momento e fixar objetivos de iniciativas que você pode fazer para ajudar?
O mais importante é ter força de vontade e disposição para mudar alguns hábitos e promover a sustentabilidade em todos os momentos de sua vida. Listamos algumas dicas para quem quer começar agora a ser uma pessoa mais sustentável.
1 - Economize água
A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência do ser humano e indispensável também como recurso para produção, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Embora 70% da superfície terrestre seja coberta pela água, somente 1% de todo o recurso natural existente está disponível para o consumo humano. E, mesmo assim, esse percentual ínfimo está sujeito a desigualdade na distribuição e seriamente ameaçado de escassez. Diante disso, é mais do que fundamental reduzir o consumo de água. A ideia não é deixar de usar o recurso, mas sim ter consciência de que é importante poupá-lo.

2 - Poupe energia
Uma das maneiras mais simples de ajudar a reduzir os danos ao planeta e ainda economizar um bom dinheiro é diminuindo seu consumo energético. Mas apesar de exigirem poucas mudanças e pequenas adaptações na rotina, muita gente ainda não põe em prática os hábitos da conservação da eletricidade.
As residências e o comércio do Brasil já são responsáveis pelo consumo de 42,5% de toda a eletricidade utilizada no país. Portanto, se conseguirmos mudar nossos hábitos e reduzirmos nosso gasto em casa e no trabalho estaremos contribuindo com uma parcela relevante do setor de energia.
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3 - Evite o desperdício de alimentos
Na hora de comprar alimentos, cozinhá-los e consumi-los também podemos tomar pequenas medidas que evitam o desperdício de água, gás, combustível e comida. Antes de sair para o supermercado, planeje o cardápio da semana. Desse modo, você compra apenas o suficiente, sem deixar que nada se estrague desnecessariamente. Dê preferência ao consumo de frutas e legumes da estação. Além de mais baratos, indiretamente você também economiza em combustível, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera por conta das distâncias mais longas que os produtos fora de época usualmente requerem em seu transporte.


4 - Coma menos carne
Se cortar de vez a carne do cardápio está além da sua boa vontade, experimente começar aos poucos. Comer carne apenas nos fins de semana é um bom começo para ajudar a poupar o meio ambiente, a sua saúde e, claro, o seu bolso. Tente deixar as carnes, especialmente a vermelha, apenas para os fins de semana e experimente novos pratos de segunda à sexta-feira. Fazendo isso você estará reduzindo em 70% o seu consumo do produto e contribuindo com a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa - muito por conta do desmatamento causado pela pecuária ostensiva.

5 - Use os RRR
Inclua no seu cotidiano os famosos 3R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O primeiro passo é sempre pensar em reduzir o consumo, seguido de reutilizar ou consertar o que puder, para somente depois começar a pensar na reciclagem. “Lixo” é tudo aquilo que criamos ao jogar nossos dejetos fora sem cuidado ou consciência. Vivemos em um planeta cíclico, que reaproveita tudo que produz e onde nada “sobra”. Ainda assim, agimos como se nosso lixo desaparecesse toda que vez que o jogamos na lixeira. Navegue pela nossa editoria RRR e veja dicas e notícias de como aplicar os 3 R's em sua vida. Participe também da nossa campanha Lixo Zero e viva em um mundo com menos resíduos.

6 -Ande menos de carro
Você pode começar alternando os dias e deixando o carro na garagem algumas vezes por semana. Experimente diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô, bicicleta ou a pé, e veja o que é melhor para você. Aos poucos você pode descobrir que andar de ônibus, por exemplo, pode ser tão eficiente quanto de carro, além de poluir menos o meio ambiente, evitar os engarrafamentos e reduzir a conta de combustível no final de mês. De quebra você ainda pode aproveitar a viagem para ler um livro, ouvir uma música ou bater um papo sem precisar se preocupar com o trânsito.
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Foto: Sxc


7 - Seja um consumidor consciente
Todos são responsáveis por promover um consumo consciente e justo – para quem produz, para quem compra e para o meio ambiente. Por isso, faça a sua parte e aja como um comprador responsável estando atento a todos os detalhes do produto ou serviço que for consumir.
Valorize empresas responsáveis com questões socioambientais, informe-se sobre todos os impactos ambientais e sociais causados pela fabricação, transporte e venda daquele produto, evite gastos desnecessários, pesquise antes de abrir a carteira, busque a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado, atue de forma construtiva junto às empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade e mobilize outros consumidores para a prática do consumo consciente.
Confira mais notícias e dicas na nossa editoria Consumo Consciente.

8 - Voluntarie-se!
Organize seu tempo, escolha uma instituição com a qual você se identifica e seja um voluntário. Não é preciso nada mais além de disposição para ajudar. Pode ser auxiliando pessoas doentes, recolhendo cães desabrigados ou defendendo a Amazônia – o importante é fazer a sua parte. E se você não encontrar nenhuma ONG com a qual se identifica, pode fazer ações individualmente, como participar de campanhas, mobilizar grupos ou apoiar projetos públicos.
Caso você não tenha tempo livre para ir até uma dessas instituições, procure por voluntariados on-line: uma opção para que quer ajudar, mas só pode fazê-lo em casa ou em seu ambiente de trabalho, em alguns momentos específicos.

9 - Informe-se
A informação é uma das maiores ferramentas para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por isso, toda vez que for escolher um produto ou serviço, que for tomar alguma decisão ou formar uma opinião, informe-se muito bem. Um cidadão bem informado é capaz de tomar atitudes mais coerentes e responsáveis e provocar as mudanças que o mundo precisa. Portanto, informe-se!
Leia jornais, livros e revistas e assista aos telejornais. Quando tiver alguma dúvida, procure esclarecê-la com os responsáveis e busque as respostas. A internet é uma excelente ferramenta para quem quer se informar sobre qualquer assunto.

10 - Espalhe a sustentabilidade 
Quando você souber ou aprender alguma coisa nova que possa ser útil para alguém ou para o mundo, divida essa informação. Deixe que o conhecimento chegue a outros ouvidos para que possa ser posto em prática por mais gente. Se cada pessoa que você conhece pudesse pôr em prática alguma pequena ação que ajudasse a transformar o nosso planeta em um lugar melhor, já imaginou que revolução não poderia acontecer?
Então espalhe as novidades, conte algo interessante que ficou sabendo, divida suas experiências.

ETANOL - VANTAGENS E DESVANTAGENS

biocombustiveis etanol
O etanol, também chamado de álcool etílico, é um composto químico que antes de ser um combustível ecológico e alternativo, é usado frequentemente em muitas bebidas alcoólicas, como vinho, licores e cerveja. Também pode estar presente na composição de alguns medicamentos, produtos de beleza, perfumes, solventes e desinfetantes.
O uso do etanol como combustível alternativo para veículos tem suas vantagens mas também desvantagens. Este pode ser usado puro ou misturado com gasolina.
Os benefícios ambientais do etanol.
As vantagens do etanol como combustível alternativo são basicamente três:
  • O etanol está muito mais limpo que os combustíveis fósseis;
  • O etanol combustível pode ser obtido em qualquer lugar do mundo, para que não temos que ser um país dependente de produções estrangeiras;
  • O etanol combustível não tem sido uma tecnologia muito complicada na produção, tanto como bioetanol como em síntese química.
As desvantagens do etanol , no entanto, ainda seguem sendo relativamente suficiente para que não seja inteiramente um combustível alternativo totalmente ecológico.
  • O etanol combustível produz um grande gasto de energia para sua produção.
  • O etanol combustível do tipo bioetanol necessita de muitos terrenos de cultivo para obter a matéria prima. Isso pode resultar em menos terra usada para produzir alimentos ou mas áreas desmatadas para esse cultivo.

BRASIL + ETANOL

O Brasil é reconhecido mundialmente como o país do etanol de cana-de-açúcar. Com razão, pois nenhum país industrializado até hoje conseguiu substituir o uso de gasolina na escala em que aqui foi feito e produzir praticamente metade da energia que consome a partir de fontes renováveis. Dessa metade, 16% vêm do etanol. No Estado de São Paulo, a vantagem é ainda mais marcante: 56% da energia consumida vêm de fontes renováveis, sendo 38% da cana-de-açúcar. O uso do etanol de cana permitiu que São Paulo reduzisse a participação do petróleo na matriz energética estadual de 60% para 33% nos últimos 30 anos.
Desde 1975, a estratégia geral do desenvolvimento do uso de etanol no Brasil foi pautada pelo aumento da produtividade. Efetivamente, o ganho de produtividade tem sido maior do que 3% ao ano nos últimos 40 anos, resultado de melhoramento genético da cana – com o desenvolvimento de variedades mais adaptadas a cada localidade; e do aumento da eficiência industrial da conversão de açúcar em álcool, pela melhoria dos processos de fermentação e destilação.
O crescente interesse mundial pelo uso de biocombustíveis – motivado de um lado pelas dificuldades recorrentes no fornecimento de petróleo e do outro pela crescente preocupação com a emissão de gases de efeito estufa – criou a expectativa de aumento intenso na produção de bioetanol. Um artigo científico, recentemente publicado pelo professor Rogério Cerqueira Leite e colaboradores, mostrou que o Brasil poderia fornecer etanol suficiente para substituir pelo menos 5% da gasolina usada mundialmente. Isso requererá o aumento da produção brasileira dos 22 bilhões de litros produzidos em 2006 para 102 bilhões de litros anuais.
Quando o montante da produção anual começa a assumir valores na casa das centenas de bilhões de litros, aproximando-se do trilhão de litros anuais, impõe-se o desafio da sustentabilidade – ao lado do desafio permanente da produtividade. Produzir etanol requer vários insumos, como água, terra e energia, e o aumento das quantidades pretendidas requer a análise da dependência em relação aos insumos e seu potencial efeito no meio ambiente.
Um dos pontos essenciais para a sustentabilidade é o balanço de energia, que mede quantas unidades de energia são geradas por unidade de energia de origem fóssil utilizada. Na produção de etanol, a energia fóssil é usada, por exemplo, no diesel dos caminhões que transportam a cana da plantação até a usina; ou da usina ao ponto de distribuição. Na plantação se usam tratores e caminhões que consomem mais diesel. Além disso, há o adubo, que em sua fabricação requer mais combustível fóssil. O primeiro trabalho científico feito sobre essa importante questão foi do professor José Goldemberg, publicado na revista Science em 1978, e mostrou as vantagens do etanol de cana.
Mais recentemente, em artigo cientifico de 2008, o professor Isaias Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que com uma unidade de energia fóssil pode-se produzir etanol que gera de 9 a 10 unidades de energia utilizável. O ganho é enorme, praticamente dez vezes mais. Esse balanço energético tão favorável significa que o uso do etanol de cana-de-açúcar ao substituir a gasolina reduz substancialmente as emissões de carbono. Como todos hoje sabem, reduzir emissões de carbono é um dos maiores desafios para a humanidade no século 21. O efeito final é que o uso de etanol no lugar de gasolina reduz emissões em 2.181 kg de gás carbônico para cada mil litros de etanol usado.
Esse balanço energético, tão positivo para o etanol de cana, é muito negativo para o etanol de milho, que os Estados Unidos produzem em grande quantidade. O milho é menos eficiente para produzir combustível líquido – gasta-se uma unidade de energia fóssil para se produzir 1,3 unidade de energia de etanol de milho. Com isso a redução de emissões é bem pequena. Por isso é preciso, quando se trata da sustentabilidade do etanol, explicitar qual a origem do etanol: cana-de-açúcar ou milho.
No uso de água, o etanol de cana-de-açúcar também tem boas características. Um trabalho recente, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2009, mostrou que etanol de cana requer 99 m3 de água por GigaJoule (bilhão de Joules) de energia produzidos. Já o etanol de milho precisa de 140 m3 de água para a mesma energia gerada.
Outra questão fundamental para a sustentabilidade é sabermos se o aumento na quantidade de etanol produzida pode afetar outros produtos importantes, como, por exemplo, alimentos. Essa objeção aos biocombustíveis tem sido popularmente aceita na Europa e nos Estados Unidos e é fácil entender por que: estas são regiões do mundo nas quais não há fronteira agrícola a ser explorada – toda a terra arável está em uso. Por isso, falar de plantar “fontes de energia” deslocaria plantações de alimentos. Mas na América Latina e na África há muita terra boa ainda disponível. A disponibilidade nessas duas regiões é especialmente positiva, pois são justamente as regiões mais pobres do mundo e nas quais o desenvolvimento vai levar a maiores demandas por energia.
Um estudo recente, feito por cientistas críticos dos biocombustíveis, mostrou que a área disponível na América Latina e África em 2050 seria de 430 milhões de hectares, já descontando a área necessária para produção de alimentos, habitação, infraestrutura e manutenção de florestas. Ora, o Brasil produz 8 mil litros de etanol por hectare/ano. É razoável supor que essa produtividade poderá chegar, em 2050, a 10 mil litros por hectare/ano, como resultado dos esforços de pesquisa sobre melhoramento da cana. Com essa produtividade – e usando apenas a metade dos 430 milhões de hectares disponíveis – a produção anual seria de 2.150 bilhões de litros por ano. Essa quantidade seria suficiente em 2050 para substituir toda a gasolina que, se prevê, será usada naquela data no mundo todo. Portanto, as perspectivas do etanol de cana são grandes, mesmo sem se considerar avanços tecnológicos que certamente acontecerão nos próximos anos.
Finalmente, é preciso lembrar que, como em quase toda atividade humana, pesquisa e desenvolvimento trazem grandes avanços. No Brasil, a produtividade da terra cresceu de 2.700 para mais de 6 mil litros por hectare por ano – mais que o dobro, no período de 30 anos de 1975 a 2005. Isso foi feito usando-se tecnologia incremental a cada ano. Atualmente, muitos países, inclusive os mais desenvolvidos em ciência e tecnologia, como EUA, Inglaterra, França e Holanda, estão empenhados em melhorar a eficiência da biomassa para a geração de combustível líquido. Um dos caminhos promissores parece ser o da conversão de celulose em etanol ou outros combustíveis.
Outro, já muito usado no Brasil, é o uso da celulose para geração de eletricidade. Por causa disso, a intensidade de pesquisa sobre biocombustíveis cresceu muito e o panorama é muito mais competitivo do que quando praticamente só o Brasil usava etanol.
Essa mudança mundial encerra um perigo e uma promessa. O perigo é que outros países descubram mais depressa do que nós como produzir biocombustíveis mais eficientemente, o que tiraria do Brasil a liderança mundial que o país conquistou por começar antes de todos. Entretanto as vantagens da cana e a dianteira que temos parecem indicar que, se o Brasil for responsável e aumentar a intensidade de pesquisa científica e tecnológica sobre o etanol de cana, poderemos continuar entre os primeiros do mundo nesse campo.
O Governo Federal, o Governo de São Paulo (onde se produz 2/3 do etanol produzido no Brasil) e empresas estão tomando medidas para aumentar o esforço de Pesquisa e Desenvolvimento, seja em áreas básicas da ciência que podem levar a avanços radicais e de enorme impacto, seja em áreas aplicadas que sempre trazem avanços incrementais.
A promessa é que os avanços científicos aumentem a produtividade de forma radical. O uso da celulose, se tiver viabilidade econômica, o que parece ocorrerá em alguns anos, vai aumentar muito a produtividade da cana, pois 2/3 da energia na cana estão na celulose e hoje somente o terço que está no açúcar é usado para produzir etanol. Além disso, há muito a ganhar na produtividade da cana: até hoje, o aumento da produtividade foi alcançado com técnicas de genética tradicional. Somente desde poucos anos atrás, quando a FAPESP criou o programa SUCEST, a busca pelo aumento da produtividade começou a ser feita com base em técnicas de genômica.
Os resultados do SUCEST já permitem identificar genes responsáveis por resistência à seca (e, portanto, menor uso de água), resistência a pragas e conteúdo de sacarose. Há muito ainda a ser feito. Processos fundamentais como a fotossíntese e a fixação de carbono no solo também precisam ser muito mais estudados. Ou seja, há uma ampla pauta de ciência e tecnologia que o Brasil precisa desenvolver para se manter na liderança. Instituições como o Instituto Agronômico de Campinas, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) de Piracicaba, as universidades estaduais paulistas, a rede de universidades federais para desenvolvimento do setor sucroalcooleiro que compõem a RIDESA, o recém-inaugurado Laboratório Nacional de Bioetanol (CTBE) em Campinas, o Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, que será criado nas três universidades estaduais paulistas, e o Programa BIOEN, de pesquisas sobre bioenergia, serão determinantes para o futuro desenvolvimento da bioenergia no Brasil. O fato novo é que, talvez pela primeira vez na história do país, existe um tema em ciência e tecnologia no qual temos mais conhecimento do que o resto do mundo e com mais resultados aplicados. Manter essa liderança requer um substantivo aumento da intensidade de P&D estatal e privada nas áreas relevantes.

FONTE
*Carlos Henrique de Brito Cruz é Diretor Cientifico da FAPESP e membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi Reitor da Unicamp e Presidente da FAPESP.