Pesquisar este blog

NOSSOS VISITANTES

Translate This page

6 de setembro de 2012

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL #2 - ALIMENTAÇÃO BIOLÓGICA

Tendo em conta que os produtos relacionados com a alimentação são responsáveis por 20 a 30% dos impactes ambientais, os alimentos biológicos, amigos do ambiente e da saúde dos consumidores, devem ser uma escolha privilegiada. São provenientes da agricultura biológica, um modo de produção ecológico, sustentável e socialmente responsável.
À partida, os produtos biológicos garantem ao consumidor que:
  • não são irradiados, geneticamente modificados (OGM), nem contêm resíduos resultantes da aplicação de pesticidas;
  • no caso dos produtos de origem animal, é respeitado o bem-estar animal e são minimizados os riscos de transmissão de doenças e de resistência a antibióticos.

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL #1


Uma alimentação sustentável tem que ter em consideração critérios ambientais, éticos, sociais e de saúde humana
A expressão ‘bem sustentável’ aplicada à alimentação remete para uma alimentação que respeita simultaneamente os seguintes critérios:
  • ambientais, com a finalidade de reduzir o impacte do nosso modo de produção e de consumo alimentar sobre o ambiente;
  • éticos, que permitem sobretudo uma melhor distribuição das riquezas ‘Norte/Sul’ mediante uma remuneração justa dos produtores;
  • sociais e de acesso a alimentação a preços abordáveis;
  • saúde, pelo consumo de bens que sejam benéficos para o bem-estar da saúde humana.

Quais os critérios a reter?

Nem sempre é fácil determinar quais são os critérios prioritários da compra. De facto, é impossível encontrar um produto proveniente do comércio justo que seja igualmente biológico, produzido em Portugal e pouco embalado. Só nos resta fazer escolhas diferenciadas segundo as categorias de produtos. O café, por exemplo, não é produzido na Europa, podemos comprá-lo no comércio justo. Em contrapartida, para as batatas e peras é preferível escolher produtos locais e biológicos.