China protege suas florestas
Não só as empresas estão percebendo a importância de proteger as florestas ao redor do mundo (embora eles fazem por quebra de marketing verde fiscais ou conveniente), também países inteiros valor seus recursos florestais, como o melhor investimento para o futuro. Um país que decidiu proteger suas florestas e dos recursos florestais é a China. E quando falamos do país mais populoso do mundo, uma das mais poluídas e cuja economia está crescendo ininterruptamente, pode afetar todo o planeta.
O gigante asiático já anunciou que irá estender e expandir seu programa de proteção florestal nos próximos dez anos. A decisão foi tomada com o objetivo de fortalecer a segurança de salvaguarda ambiental nacional e combate às alterações climáticas.
Este programa de proteção da floresta, lançado em 2000 nas regiões da parte superior do Rio Yangtze, o rio Amarelo médio e superior e as áreas do nordeste do país, tem melhorado muito os ecossistemas locais, reduzindo a erosão do solo e proteger a biodiversidade áreas.
A apresentação dos dados do programa, realizada em uma reunião presidida pelo premiê Wen Jiabao, na qual, além disso, concordaram em lançar a segunda fase do programa, que acontece entre 2011 e 2020. Da mesma forma, o plano acrescentou onze cidades e municípios no entorno do reservatório Danjiangkou.
Além disso, o Governo se comprometeu a aumentar para 5,2 milhões de hectares da área florestal durante esta segunda fase, que terá 219.500 milhões de yuan (cerca de 25.000 milhões de euros) dos cofres do Estado.
O governo continuará a moratória sobre a exploração madeireira em florestas naturais ao longo do curso superior do Yangtze e do curso superior e médio do Amarelo, e irá reduzir a produção de madeira nas regiões nordeste e na região autónoma da Mongólia Interior no norte. Finalmente, o governo chinês tentará promover o reflorestamento eo aumento da renda dos trabalhadores florestais.