COLETOR MENSTRUAL
O que é um Coletor Menstrual?
O coletor menstrual possui um formato de sino ou taça e foi desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Fabricado em silicone medicinal flexível (atóxico, translúcido e hipoalergênico) de altíssima qualidade, é pequeno e ajustável ao corpo da mulher, evitando desconfortos. Pode ser lavado e esterilizado, permitindo a reutilização. O período de duração do produto é de aproximadamente 10 anos, um benefício também econômico, dado seu baixo custo quando comparado ao que uma mulher gastaria comprando absorventes higiênicos durante todos esses anos. Acompanhando o produto, vem um saquinho apropriado para você carregar seu coletor para qualquer lugar.

Desenvolvido com o intuito inicial de minimizar o impacto ambiental, já que uma mulher ao longo de sua vida fértil consome em média 10.000 absorventes, gerando nada menos que 100kg de lixo, os quais demoram 100 anos para se decompor, os coletores menstruais vêm ganhando cada vez mais adeptas devido à praticidade e conforto que oferecem. Pensando em necessidades femininas como segurança, discrição, higiene e conforto, o coletor melhora a experiência da menstruação para as mulheres, trazendo benefícios tais como não sentir o incômodo de um absorvente, não limitar qualquer atividade física ou poder usar roupas mais justas e claras durante o ciclo.
Ao contrário dos absorventes comuns externos ou internos, o coletor menstrual não interfere na umidade natural da vagina, pois coletam o fluxo ao invés de absorvê-lo. Como o sangue não fica exposto e em contato com o ar, não há o surgimento de odores devido à proliferação de algumas bactérias que agem quando o sangue e o ar entram em contato. O coletor é posicionado no início do canal vaginal, ficando localizado no corpo um pouco abaixo que os absorventes internos (tampões).
O produto foi desenvolvido para mulheres de todas as idades e em dois tamanhos: A e B. Garante proteção por até 12 horas e não há risco de vazamentos, até mesmo para as mulheres que possuem fluxo muito intenso. Mesmo os coletores no tamanho menor possuem capacidade muito superior que a maioria dos tampões e absorventes convencionais.
A experiência de usar um coletor menstrual aproxima a mulher de sua feminilidade, sendo que muitas mulheres com dificuldades de relações sexuais têm sentido melhoras a partir do momento em que começaram a ter um conhecimento do próprio corpo e de si mesma. A experiência da menstruação passa a ser percebida com mais naturalidade, deixando de ser desprazerosa e inconveniente, como acontece com muitas mulheres.
Para as amantes da Mãe Terra e dos antigos rituais tradicionais de conexão com a Natureza, os coletores permitem que o sangue seja oferecido (derramado) à Terra, retornando ao corpo da Mãe e prosseguindo com seu ciclo, aumentando a intuição e conexão da mulher com seus ciclos naturais. Por ser isento de substâncias químicas em sua composição, o coletor não é testado em animais para avaliar as possíveis reações do organismo quando em contato com esses componentes, o que normalmente ocorre com os absorventes convencionais, por exemplo (sobre este assunto, mais detalhes no anexo 3 da norma federal da ANVISA – Portaria 1.480).
Benefícios
- Economia – O custo de um coletor é superior ao de um absorvente convencional, mas este investimento inicial é dissolvido ao longo do tempo de uso, já que um único coletor substitui cerca de 5 mil absorventes. O silicone é durável e a validade do produto é de aproximadamente 10 anos (diversos fatores tais como: frequência e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados, também influenciam no tempo de duração). Recomenda-se a troca do coletor a cada 2 ou 3 anos, mas cabe à usuária decidir quando substituir seu coletor menstrual, já que o prazo pode chegar a 10 anos. Diante de qualquer indício de deterioração, tais como alteração da cor, textura ou partes quebradiças, o coletor deverá ser substituído. Quanto uma mulher gastaria ao longo de toda a sua vida fértil comprando absorventes? Utilizando por apenas 5 ciclos, a mulher já recupera o investimento que realizou no coletor.

- Consciência ambiental – Como os coletores são reutilizáveis, apenas o fluxo menstrual é descartado, diminuindo a produção de lixo. O algodão utilizado pela maioria dos fabricantes de absorventes é alvejado, o que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente e deixa traços de dioxina (um possível carcinógeno) no algodão. Estima-se que durante toda a vida uma mulher gere, em média, 100 kg de resíduos por conta do uso de absorventes, sejam eles internos ou externos. O Silicone usado nos coletores é composto praticamente de silício, encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas. O silício é depois do oxigênio o elemento mais comum na Terra e, após combinado com oxigênio, carbono e hidrogênio, transforma-se em silicone. O tempo de degradação do silicone no ambiente depende de diversos fatores, como temperatura e umidade do aterro sanitário.
- Conforto – O coletor menstrual é feito de silicone macio e flexível, próprio para ser utilizado internamente no canal vaginal. Você vai colocá-lo e esquecer que está usando por até 12 horas (a proteção é garantida até 12 horas, porém recomenda-se fazer a higienização a cada 4 horas). O coletor não causa sensação de peso e não incomoda ao urinar. É discreto, molda-se ao corpo e evita o desconforto dos absorventes convencionais. O coletor também pode ser usado durante atividade física na água e fora dela, bem como ser usado antes do início da menstruação (ideal para mulheres com ciclos irregulares). Além disso, você não terá contato com o sangue na hora de higienizar.
- Mais saúde – Feito de silicone medicinal (atóxico, translúcido e hipoalergênico) e de altíssima qualidade, o copo menstrual não resseca a vagina, por ser feito de silicone e não ter função absorvente. Os absorventes internos são feitos de algodão e mais 12 substâncias químicas que ressecam a flora (35% do que é absorvido é umidade do corpo e não sangue menstrual). Também não altera as condições de umidade, pH e flora vaginal. Os coletores também são a solução para mulheres alérgicas aos absorventes convencionais, que costumam ficar com a pele irritada por causa do contato direto do absorvente com a pele. Além disso, como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, não sentimos odor desagradável. Não há casos relatados de Síndrome do Choque Tóxico (sigla SCT, geralmente ligado ao uso de tampões tradicionais) em mulheres que usam o coletor.
- Comodidade – Os coletores têm capacidade para um volume muito maior que os tampões ou absorventes comuns, permitindo um uso mais prolongado mesmo entre mulheres com fluxo intenso. Você terá a liberdade que precisa para o seu dia a dia sem se preocupar com a menstruação. É pequeno e pode ser carregado sempre na bolsa, evitando surpresas no seu cotidiano. É muito mais cômodo carregar um único coletor do que vários absorventes. É perfeito para ser usado também durante a noite e para praticar todos os tipos de esportes, tais como: nadar, fazer escalada, dançar, correr, mergulhar, fazer esportes radicais, yoga, etc, mesmo por mulheres que possuem bastante fluxo. Comporta um volume 3 vezes maior que um absorvente interno modelo super pode absorver, oferecendo a você mais tempo de proteção e conforto.
É fácil de usar?
A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde elasticidade com a idade ou com a gestação. A quantidade de fluxo e porte físico da mulher não interferem na escolha do modelo. Mulheres com fluxo intenso provavelmente farão a higienização com intervalo menor.
Colocar e retirar um coletor menstrual é mais simples do que parece e leva apenas alguns segundos. Ele deve ser inserido dobrado conforme as imagens abaixo. Sua flexibilidade permite que se abra e se molde perfeitamente ao corpo quando estiver completamente inserido no canal vaginal. Contudo, algumas mulheres preferem colocá-lo aberto, sem dobrar.





Depois de 4 a 12 horas, dependendo do fluxo, é só retirá-lo, esvaziar e lavar (ginecologistas normalmente recomendam a higienização a cada 4 horas). O coletor vem com uma haste que facilita a remoção, é só puxá-la devagar, removendo o vácuo formado. Para fazer a higienização, pode-se passar somente água até que todo o sangue seja removido ou lavar com um sabão neutro. Feito isso, o coletor pode ser colocado novamente. O líquido contido no coletor não sairá durante a remoção e você não terá contato com o sangue. Para as amantes da natureza, o sangue coletado pode ser jogado na terra ou em composteiras e plantas, já que é rico em proteína.
Os coletores menstruais são altamente higiênicos, pois o silicone é um material de fácil higienização e é transparente, o que facilita bastante a limpeza. Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia (ou seja, a cada retirada do produto para esvaziar o líquido) e enxague-o bem. Use somente água e sabão neutro, pois outros produtos podem danificar o silicone. Para armazená-lo, seque bem e coloque no saquinho que acompanha o produto. Não guarde em embalagens plásticas.
Entre um ciclo e outro, é recomendada uma limpeza mais cautelosa, como a esterilização do produto em água fervente por 5 minutos, deixando-o pronto para o uso no próximo ciclo.
O produto vem com um manual de instruções com orientações detalhadas a respeito da forma de uso e manutenção, bem como outros esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário