Pesquisar este blog

NOSSOS VISITANTES

Translate This page

16 de julho de 2012

PILHAS RECARREGÁVEIS... USE, VOCÊ PODE!

Todos os anos 15 bilhões de baterias são produzidas e vendidas no mundo. Dessas, a grande maioria pertence ao grupo das alcalinas e pouquíssimas são recicladas. Para reduzir a produção de novas pilhas e a geração desse lixo altamente tóxico, procure utilizar pilhas recarregáveis.
Cada uma dura o equivalente a mil pilhas descartáveis. Isso significa menos produtos químicos e matérias-primas que seriam utilizadas na produção de novas baterias, menos resíduos que acabariam descartadas inadequadamente nos lixões e economia para o consumidor, que após um investimento inicial poderá deixar de gastar um bom dinheiro com pilhas.
O benefício das recarregáveis já foi reconhecido pelo governo federal. Tanto é que no final de 2008, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) recomendou ao Ministério da Fazenda a isenção ou redução de tributos que incidem sobre a importação ou produção de pilhas recarregáveis e seus carregadores de forma a incentivar o seu uso em substituição às descartáveis.
Mas é preciso ter cuidado. O conteúdo das baterias recarregáveis é extremamente tóxico e poluente e pode causar sérios danos ao meio ambiente. Por essa razão, após o período de vida útil de uma bateria não jogue-a no lixo comum. Ela deverá ser enviada a órgãos competentes para a reciclagem apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário